quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sobre natureza + sustentabilidade + decoração.

Bom dia flores, hoje vim falar de um assunto importante, o aquecimento global, e as mudanças climáticas...

"Para quem não sabe, hoje é o dia do Blog Action Day 2009. Trata-se de uma ação coletiva mundial que visa usar a blogosfera para que ela em uníssono, fale de determinado assunto. O tema deste ano é a "Mudança Climática" e a idéia é que cada blog faça posts que estimulem a discussão em torno de uma questão de importância global."

Eu não sou o tipo de pessoa que fica falando com as outras, e brigando e discutindo (apesar de que ás vezes é necessário). Mas faço a minha parte e cobro dos mais íntimos também.

E já que falamos aqui sobre decoração, falarei também sobre Eco design.
O design desenha as relações entre o sujeito e o objeto. É através das configurações do objeto que é possível influenciar o consumo ou corrigir as atitudes.

Usando esta lógica, o design sustentável irá buscar como fonte de pesquisa os comportamentos e heranças sociais, como um modo saudável de interpretá-las e interagir com o consumidor e o mercado, a fim de oferecer nos produtos as condições de contribuir com o meio ambiente e o social, a atitude que chamamos de consumo responsável e consciente.
A ecodesigner Bernadete Brandão trabalha na linha do ecodesign e da sustentabilidade. Autora de muitas patentes e prêmios, tem a sua própria coleção de produtos ‘eco’(disponível para venda direta), além de produção em parceria ética e sustentável com empresas e comunidades.
Peças de Bernadete Brandão




E porque reduzir, reutilizar e reciclar???

A quantidade de lixo domiciliar produzida no Brasil atualmente é de 115 mil toneladas por dia. Se esse lixo fosse colocado de uma só vez em caminhões, haveria uma fila de 16.400 deles ocupando 150 quilômetros de estrada. Em apenas três dias, essa fila ultrapassaria a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Cerca de 30% de todo o lixo é composto de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e latas. Tirar esses materiais do lixo traz uma série de vantagens. Uma delas é recursos naturais e de energia que se faz com a reciclagem. Cada lata de alumínio reciclada, por exemplo, economiza energia elétrica suficiente para manter uma lâmpada de 60 watts acesa por quatro horas. E a reciclagem de 100 toneladas de plástico evita o uso de 1 tonelada de petróleo.
A coleta seletiva também diminui o volume de lixo que vai para os aterros sanitários, aumentando sua vida útil e evitando que as prefeituras tenham de gastar dinheiro com a construção de novos aterros. Outro ganho para a sociedade acontece quando os materiais recicláveis são encaminhados para centrais de triagem mantidas por cooperativas de catadores, que têm ali um trabalho mais digno do que vasculhar recicláveis pelas ruas ou em lixões.

E se você quer começar a reciclar na sua própria casa, pega lá aquela velha lista telefônica, compra um anel de metal, e pronto, você tem um porta-retratos, porta-cartões, ou que a sua imaginação permitir (
idéia daqui)...rsrsrs

Não posso me esquecer de citar que temos um grande profissional brasileiro que usa muito do sentido de sustentabilidade, e reaproveitamento... quem quem?? Nosso querido Marcelo Rosenbaum... (simplesmente adoooooro)
E aí leitoras do meu cantinho, o que vocês tem feito para ajudar nosso planeta hein??!!

É, pois é... aqui no meu cantinho também tem cultura...rsrs

Hoje não percam minha apresentação lá no
Colcha de Retalhos.

Tenham uma ótima quinta feira... beijooss

6 comentários:

Dina Ulbrich disse...

LINDAAAAAAAAAAA, PARABÉNS PELA INICIATIVA DA DIVULGAÇÃO =))
EEEEEEEE HJ É SEU DIA, TO AGUARDANDO AQUI, BJSSSSS

Marina disse...

Oi NAnaaaaaaaa, então eu até queria ir ver a casa da Julieta.... mas tá tão corrido.... vou pensar... hehe
bjsssss

Micheline matos disse...

Oi nana obrigada pelas visitas ao meu blog!
Aqui em casa reciclamos o lixo, cuidamos muito da água e somos vegetarianos, acho que com esses poucoa atos ja estamos ajudando a natureza, mas ainda é pouco,beijos,Mi

Kellen Cristiane disse...

Oie....Parabéns pela iniciativa, e vc faz muito bem de estar fazendo a sua parte...Nossa adorei as peças da Bernadete Brandão!!!
Com certeza passarei lá na colcha de retalhos pra ver sua apresentação! Estou adorando o blog.
Bjim

Nani Borba disse...

SE KD UM FIZER SUA PROPRIA PARTE, TALVEZ AGENTE MUDE UM POUCO ESSE MUNDAO PROS NOSSOS FILHOS NEH...

*Däñinhä* disse...

Oi
Amei seu blog posso te visitar sempre?
Um bjo